Banco de Dados
Israel Ribeiro, Leonardo Lopes, Mayara Amaral, Vinicius Lorenz.
Instituto Federal Catarinense – Campus Videira – IFC Videira, SC.
Resumo: Este artigo tem como objetivo introduzir a engenharia de software, apresentando um dos modelos de software mais usados atualmente, fazendo um breve comentário sobre cada etapa das fases do modelo cascata de desenvolvimento de software. Também foi introduzido brevemente sobre a engenharia de sistemas e analise de requisitos.
Palavras-chave: Engenharia de Software, modelos de desenvolvimento de software, modelo cascata, engenharia de sistemas.
Abstract: This article aims to introduce software engineering, presenting one of the most used software models currently doing a brief commentary on each step of the phases of the waterfall model of software development. Also introduced was briefly on the engineering and system analysis requirements.
Keywords: software engineering, software development models, waterfall model, systems engineering.
1. Introdução
Desde que houve uma revolução tecnológica em que o mundo cibernético passou a tomar conta dos nossos dias, a engenharia de software tem sido de grande importância, analisando, planejando e desenvolvendo o software. Na seção 2 há uma breve introdução de engenharia de software, na seção 3 é demonstrado o modelo cascata, na seção 4 há uma apresentação da engenharia de sistemas, 4.1 analise de requisitos e 4.2 o projeto de estudo de caso, por fim na seção 5 encontram-se as referencias.
2. Engenharia de software
Engenharia de software é uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, com aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando organização, produtividade e qualidade.
3. Modelo cascata
Criado em 1970 por W. W. Royce, o modelo em cascata é um modelo de desenvolvimento de software no qual o desenvolvimento é