Aula 13
Núcleo de Educação a Distância
Aula: 13 - Globalização e EaD
Iniciamos esta unidade tratando da Globalização e a Educação a Distância (EaD).
A Globalização é um fenômeno atual caracterizado por um conjunto de transformações sociais, econômicas e culturais que marcam a nossa realidade. A internacionalização da economia, a mundialização da cultura e a mudanças nas relações sociais de trabalho, de lazer fazem parte da chamada Era da Informação.
As atividades de produção de informações e conhecimentos ganham maior importância em relação àquelas relacionadas à produção de bens materiais. Nesse sentido, a educação se torna ainda mais importante para preparar os indivíduos, gerando e estimulando saberes que são necessários ao enfrentamento das questões postas no mundo contemporâneo.
Podemos compreender a importância da Educação a Distância como um processo de ensino-aprendizagem possibilitado pela mediação de suportes tecnológicos digitais e de rede sem a presença dos agentes envolvidos, dando ênfase à produção coletiva de conhecimento.
Segundo Lima e Hetkowski (2002, p.13):
[...] o papel da EAD é de fundamental importância, uma vez que o caráter interativo dos novos meios traz imbutido evidentemente, as possibilidades de novas formas de subjetividade e de socialização.
Nessa direção é possível que a inserção das TIC às situações educativas produzam novos sentidos, uma vez que a interação com objetos culturais distintos impulsionam novas operações simbólicas, incidindo frontalmente na formação dos sujeitos. Em definitivo, as
TIC podem não consistir apenas na mera incorporação de uma ferramenta auxiliar ao ensino, numa perspectiva tradicional, apontando em especial para uma comunicação horizontal liberadora.
Refletindo sobre a Educação a Distância (EaD), verifica-se que a sua trajetória é longa e diversificada. Conhecendo um pouco do panorama histórico mundial do processo de EaD, de acordo com Nunes in Litto (2009), observa-se que o primeiro