ATPS EDUCA O L DICA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA ATPS: EDUCAÇÃO LÚDICA
Acadêmicos:
Célia de Oliveira Castro
Helisa Augusta Costa da Silva
Layla Rayane S de Araujo
Maria Helena Mendes da Silva
Maracy Viera da Silva
RA: 3815668429
RA: 4300067716
RA: 4300067722
RA: 4300067730
RA: 3873753662
Tutora EAD: Mª Adriana Silva
Tutora Distância: Ludmilla Sauhi
Tutora Presencial: Verônica silva
Valparaiso de Goiás-Go
2013
INTRODUÇÃO:
Sabemos que é possível ao ser humano adquirir e construir o saber e o brincar.
Brincando aprendemos a conviver, a ganhar ou perder, a esperar nossa vez e lidarmos melhor com possíveis frustrações.
Vários estudos comprovaram que o desenvolvimento infantil é um processo que depende das experiências anteriores das crianças, do ambiente em que vivem e de suas relações com esse ambiente.
Deve-se considerá-la como um sujeito em desenvolvimento que explora as situações e formula significados, assumindo ações.
Conhecendo os principais estágios do desenvolvimento infantil, é possível estabelecer alguns princípios gerais que orientam a metodologia a ser adotada na execução das atividades da Educação Infantil.
É relevante resgatar o “lúdico” no contexto escolar, de modo que esse processo trabalhe com a diversidade cultural e desperte a vontade e aprender.
Fazer a prática pedagógica a partir das atividades lúdicas nos conduz a pensar em mudanças significativas para o contexto educacional.
DANÇA DA CADEIRA: Maria cadeira
Esta brincadeira e reconhecida como dança da cadeira onde as crianças correm ao redor das cadeiras e quando acaba a musica todos se sentam e aquele que ficar em pé tem que sair da brincadeira levando a cadeira.
Antigamente era conhecida como Maria cadeira, e era formado por duas crianças que trançam os braços para formar uma cadeira humana, usada para lançar um terceiro companheiro, após o canto de um versinho: “Aonde vai, Maria Cadeira”?/ Vai à casa do capitão,/ O capitão não está em casa,/ Joga Maria