Discuss o de curr culo
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
OFICINA DIDÁTICA EM GEOGRAFIA FÍSICA
Estudo comparativo entre currículos universitários de Licenciatura em Geografia: UFAL, UEPG e UFPI.
Por: Ana Beatriz Meneses Olavo Pinheiro Suellen Beserra
Rio de Janeiro, 27 de Abril de 2015
Uma breve introdução
Antes de entrar propriamente nas faculdades em si, tentaremos abordar e trazer um pouco da idéia de 'curriculo' para o âmbito universitário, abordando aspectos interessantes para o mínimo de seu entendimento.
A elaboração de um currículo não se restringe a um aspecto meramente técnico onde são abordadas questões relativas a procedimentos, técnicas e métodos. Apesar da importância desta primeira parte, as questões sociológicas, políticas, epistemológicas acabam sendo levadas em consideração quando da sua estruturação, atribuindo ao mesmo uma dimensão de caráter sociológico. Desta forma, o currículo não pode ser visto como um elemento atemporal – ele tem uma história, vinculada a formas específicas e contingentes de organização da sociedade e da educação. Dentro desta perspectiva o currículo deve ser analisado dentro de sua constituição social e histórica. Este estreito relacionamento entre currículo e sociedade confere ao mesmo um caráter de mudança permanente espelho das constantes transformações sociais que podem gerar demandas.
O intenso ritmo de renovação do conhecimento em que vivemos faz com que uma acomodação em cima dos conhecimentos produzidos em décadas passadas, torne os currículos obsoletos e condenados ao fracasso. Há muito se foi o tempo em que os conhecimentos eram perenes e transmitidos de geração para geração. Todavia, a intensidade e a velocidade destas mudanças desafiam as universidades para a reformulação da estrutura curricular, obrigando-as a pensar dentro desta nova visão do