ATPS DE EDUCA O L DICA
4º Semestre
Educação Lúdica
Prof. Ma Adriana Rodrigues da Silva
03 de Novembro de 2014
Introdução
Este trabalho procura conceituar o lúdico e seu conceito, demonstrar sua importância no desenvolvimento infantil. Na educação, o lúdico é uma ferramenta que pode dar mais vida e prazer ao processo de ensino-aprendizagem. Através do lúdico na educação, conseguiremos uma escola melhor e mais atraente para as crianças. Será mostrado algumas brincadeiras lúdicas e a relação cognitiva e afetiva que ela proporciona, juntamente com fotografias. É preciso saber como adentrar ao mundo da criança, no seu sonho e no seu jogo.
O brincar é o modo utilizado pela criança para descobrir e inventar novas formas de agir e viver.
Lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte todos os que participam. O conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo, ou seja, atividade relacionadas com jogos e com o ato de brincar. Estas atividades são importantes para as crianças na escola, pois contribuem na aprendizagem, aumentando a criatividade contribuindo para o desenvolvimento intelectual.
Pula sela
Os participantes saltam uns sobre os outros apoiando a mão sobre as costas dos jogadores agachados, ou seja, "selando" as costas do amigo. Nessa brincadeira se trabalha o cognitivo, pois a criança tem que ser ágil , fazer os movimentos certos e usar a inteligência para calcular bem com pular sem cair ou machucar a outra que esta abaixada. Trabalha também o afetivo, onde cada criança deve colaborar uma a outra, cada um na sua posição para que tudo saia certo.
O brincar é inerente ao processo do desenvolvimento infantil cognitivo e afetivo-emocional.
A Ludicidade é de extrema importância para o desenvolvimento mental da criança. Através das atividades lúdicas a criança e livre para criar o seu mundo simbólico e é estimulada a fantasia e a imaginação. O que o lúdico desenvolve na criança?
As atividades lúdicas podem desenvolver na criança a