ATPS EDUCA O L DICA
Este trabalho tem o compromisso de mostrar a importância da Ludicidade na Educação Infantil. Em um mundo onde tudo é tão mecanizado a tecnologia toma espaço excessivo na vida das nossas crianças. Nesse sentido as atividades lúdicas não podem ser esquecidas dentro do ambiente escolar. Através dos jogos, brinquedos e brincadeiras o professor tem a possibilidade de estimular a criatividade, a autonomia, a criticidade, e a expressão ao desenvolver diferentes formas de linguagem, e também os aspectos cognitivos, afetivos e sociais.
Com a ludicidade a criança age de maneira espontânea facilitando o trabalho do professor e tornando tudo mais prazeroso.
Brincadeira da Maria Cadeira
A brincadeira escolhida foi Maria Cadeira. Esta brincadeira foi reconstruída da seguinte maneira. Duas crianças trançam os braços para formar uma cadeira humana, outra criança menor senta sobre a cadeirinha, os participantes q formam a cadeira simulam lançar a criança que está sentada no chão, após o canto de um versinho: “Onde vai, Maria
Cadeira?/ Vai à casa do capitão./ O capitão não está em casa,/ Joga a Maria Cadeira no chão/ joga Maria Cadeira no chão...”
Fig. 1 Fonte: Arquivo Pessoal
Fig. 2 Fonte: Arquivo Pessoal
Relações cognitivas e emocionais das crianças Brincadeira Maria Cadeira
Explicamos para as crianças sobre a atividade escolhida e elas mostraram-se entusiasmadas em reconstruir a brincadeira. Expliquei que se tratava de uma brincadeira antiga que hoje em dia não faz mais parte do nosso cotidiano. Elas ficaram
atentas para compreender
todos os detalhes.
Discutiram entre elas
para saber quem iria ser
carregada, decidiram então, que a mais magrinha seria mais fácil para desenvolverem
a brincadeira. Enfim,
recitaram o versinho com alegria, se envolveram e representaram com criatividade a brincadeira, além de darem muitas risadas.
Fig. 3 Fonte: Arquivo Pessoal
Brincadeiras Lúdicas
Representação A:
Através da brincadeira a criança consegue fazer seu faz de