ATPS EDUCA O L DICA
Centro de Educação a Distância
Curso de Pedagogia
EDUCAÇÃO LÚDICA
Diversidade presente no cotidiano escolar
Nome
(RA)
Amanda da Silva Gonçalves
Ana Vianna
Carini Einhardt Fischer
Stephanie Pereira da Rocha
RA: 4311810452
RA: 4346842224
RA: 4300078126
RA:4300063666
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Lúdica” sob orientação do professor-tutor à distância Ma Adriana
Rodrigues da Silva.
Pelotas-RS
2013
INTRODUÇÃO
Através deste trabalho mostraremos que o brincar deve ter lugar prioritário na vida da criança. Por ser uma das linguagens expressivas do ser humano, proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral. O lúdico é um instrumento que permite a inserção da criança na cultura, por meio do qual se pode permear suas vivências internas com a realidade externa. É um facilitador para a interação com o meio, embora seja muito pouco explorado. O brincar é uma atividade culturalmente definida e representa uma necessidade para o desenvolvimento infantil. Historicamente, o homem sempre brincou, por meio dos diversos povos e culturas e no decorrer da história, mas ao longo do tempo, as formas de brincar, os espaços e os tempos de brincar, os objetos foram se transformando.
As brincadeiras na rua, em casa e na escola, e as festas, são parte profundamente significativa para a inserção no universo social. Com o brincar, se faz o processo de humanização ética da criança, por isso, deve ser utilizado para o desenvolvimento das crianças, tanto em casa, como na escola, principalmente por isso deve haver parceria entre pais e escola. A criança não se desenvolverá, se um não tiver o auxílio do outro, se um jogar a responsabilidade para outro. Todos são responsáveis pela educação, pelo desenvolvimento da criança.
JOGOS INFANTIS
O quadro representa algumas brincadeiras (ao todo são 84).
-bolinha de gude
-corda
- pião