Assedio Moral nas Organizações
Mesmo sendo umas questão antiga em muitas culturas se torna visível esse assunto, Assedio Moral (Violência Perversa no Cotidiano). Em 2000 tornou-se dissertação de mestrado (Barreto, 2000), passando a ser em discutido em aula, palestras e etc...
Tem na definição no dicionário que define o assediar como perseguir com insistência, então assediar consiste em ter pequenos ataques repetidos não aceitáveis na sociedade.
Diante de da ameaça de se perder um emprego muitas pessoas se submetem a humilhação, amedrontadas, desacreditadas e etc.., a pessoa fica usada e se submetem para não serem demitidos , sendo um alto perverso.
Tipos e Métodos de Assedio
O assedio moral pode ser vertical ou horizontal (ambas procedidas de denominação psicológica do agressor e dominação forçada da vitima).
Vertical: É o principio e mais prejudicial do que o horizontal, pois vem de um cargo de chefia, aonde atinge profundamente e isolam a pessoa atingida e não reage pois não tem coragem. Um dos motivos desse assedio é: autoritarismo, abuso de poder, insegurança, auto valorização do agressor. Sendo um desrespeito ao direito dos empregados.
Horizontal: É o ....... entre colegas, sendo também nocivo e destruidor. Assedio usado por o colega que quer subir no conceito do chefe.
Com uma menor freqüência mais há o assedio do empregado com o chefe, pessoas invejosas que pretendem assim o lugar de seu chefe.
Motivos de Assedio e quem é assediado
O assediado é um ato ......., onde quase sempre não aceita o diferente. O agressor se sente mais fraco e ataca para se defender e eliminar alguém que possa lhe prejudicar. O assedio moral é manido por ..... sutil: inveja, medo, intolerância, preconceito, insegurança, e etc... O tipo de pessoas assediáveis, são as mais tímidas e submissas, pessoas acima dos 40 anos, homossexuais e mulheres. Locais mais apropriados ao assedio e que assedio. Feito por pessoas ambiciosas e ardilosas, que usam o local