Anel de Fixação
Os elementos de fixação RFN 7012 unem somente por pressão, eixos com qualquer tipo de cubo. A força é transmitida por fricção e pressão entre os eixos e os cubos.
O elemento de fixação pode ser aproveitado em todos os casos em que se usam como meio de transmissão: chavetas, pontas cônicas, eixos talhados, pinos, pressão, etc. São próprios, portanto, para a fixação de engrenagens, polias, volantes, rodas excêntricas, alavancas, embreagens, hélices, etc.
Os elementos de fixação RFN 7012 não exigem precisão na usinagem das peças a serem acopladas, e consideramos as tolerâncias entre H9/h9 e H11/ h11 suficiente. A montagem e desmontagem dos elementos de fixação são simples e podem ser feitas com o uso de ferramentas comuns.
Após soltar os parafusos o elemento de fixação RFN 7012 pode ser retirado.
Fig. 1 - Elemento de fixação RFN 7012
Em casos de transmissões superiores ao torque indicado para um elemento de fixação, mais elementos podem ser colocados em série.
Os torques indicados na tabela foram criteriosamente calculados. Em caso de sobrecarga onde esses valores são ultrapassados o elemento de fixação irá deslizar sobre o eixo, evitando assim danificar valiosos elementos do equipamento.
A variação no torque dos parafusos poderá alterar o torque transmissível do elemento de fixação (use sempre um torquímetro aferido).
Para outras situações de montagens ou necessidade de dimensionais diferentes do especificado neste catálogo, favor nos consultar!
O elemento de fixação RFN 7012 trabalha sem partes móveis, e portanto, pode ser apertado e solto inúmeras vezes. Os parafusos são de qualidade 12.9.
O eixo e o cubo por não precisarem rasgo de chaveta tem assim, muito mais resistência.
d
-
Características do elemento de fixação RFN 7012
D
-
.
·
·
·
·
·
·
DN b -
·
·
·
Transmissão de torques elevados.
Alta segurança.
Baixo custo de fabricação do