elementos de fixacao
ELEMENTOS DE FIXAÇÃO
CAÇADOR
2015
RICHARD FERREIRA FERNANDES
ELEMENTOS DE FIXAÇÃO
Trabalho apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina Mecanismos e Sistemas Mecânicos, do Curso de Engenharia de Controle e Automação, ministrado pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP, sob orientação .
CAÇADOR 2015
INTRODUÇÃO
Podemos dizer que nas indústrias não existe nenhum equipamento que constituem apenas de uma única peça. Qualquer tipo de máquina é formado por um conjunto de peças ligadas umas outras formando entre si mecanismos. Para que essas peças sejam unidas de forma correta, usamos os elementos de fixação. Alguns elementos não só garantem a união das peças como também servem para garantir que outros componentes não se desfaçam, ou seja esses fixadores possuem aplicações e funções diferenciadas onde alguns visam a fixação permanente e outros permitem até a rotação de peças com segurança.
2 ELEMENTOS DE FIXAÇÃO
Elementos de fixação são os responsáveis por unir peças, que juntos formam a composição mecânica de maquinas e ferramentas. Dividem-se em dois grupos os de fixação móvel e fixação permanente.
Fixação móvel permite que elementos sejam colocados e retirados de um conjunto sem causar dano algum as peças, exemplos de alguns são os parafusos e as porcas. Abaixo exemplos de fixação móvel.
Já os de fixação permanente uma vez instalados não podem ser reutilizados pois quando retirados perdem a utilização, exemplos do rebite e solda. Abaixo exemplos de fixação permanente.
Mas tanto um como o outro são considerados componentes frágeis da