As diferencas individuais e o comportamento de compra do consumidor
O propósito do marketing é satisfazer as necessidades e desejos dos clientes-alvo. Dessa forma, a análise do comportamento do consumidor visa identificar como pessoas, grupos e organizações seleccionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos. Antes de desenvolver seus planos de marketing, os profissionais de marketing precisam estudar os mercados consumidores e o comportamento do consumidor, isto é, entender o comportamento de compra dos consumidores permite que as empresas identifiquem o potencial e seleccionem seus clientes, estabelecendo relações rentáveis com os mesmos e conhecendo de fato suas peculiaridades, desejos e anseios.
Neste presente trabalho, pretendemos trazer à luz das nossas mentes e do nosso entendimento, aquilo que são as diferenças individuais em relação ao comportamento de compra do consumidor. Nesta oportunidade abordaremos aspectos como: as diferenças individuais associadas a género e idade, as diferenças individuais associadas à personalidade, as teorias da personalidade e ainda a teoria dos cinco factores ou Big Five.
1. As Diferenças Individuais e o Comportamento de Compra do Consumidor
Um dos aspectos que o estudo do consumidor procura conhecer é como o ser humano se comporta em situações de compra/consumo e têm como foco, questionamentos básicos sobre como esses indivíduos decidem adquirir bens e quais são as consequências pessoais e grupais dessas decisões. De fato, é comum que as pessoas sintam desejos e sejam atraídos por determinados tipos de produtos ou serviços. Mas, para que isso aconteça com frequência, é necessário que as empresas, mais precisamente os profissionais de marketing, tenham uma visão voltada para o consumidor.
1.1. Processo de Compra
O processo de compra do consumidor inclui cinco etapas: reconhecimento de necessidades, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e avaliação pós