O acesso da classe c aos bens de consumo
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ALZENIR RODRIGUES OLIVEIRA
O ACESSO DA CLASSE C AOS BENS DE CONSUMO.
Jacobina
2012
ALZENIR RODRIGUES OLIVEIRA
O ACESSO DA CLASSE C AOS BENS DE CONSUMO.
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Prof. Sérgio Goes, Lisneia Rampazzo, Adarly Rosana e Márcia Bastos.
JACOBINA
2012
INTRODUÇÃO
Com surgimento de um mercado consumidor cada vez mais diversificado, forte e heterogêneo, aliado ao aumento do poder aquisitivo que estamos presenciando da classe c (responsável por 28% do consumo nacional), e sua importância no mercado varejista, obrigaram os empresários a estudar como indivíduos, grupos e organizações selecionam, compram, usam e dispõem de bens, serviços, ideias ou experiências para satisfazer as suas necessidades e desejos. LAS CASAS (2001) relata que apesar de aparentemente simples, o consumidor, na situação de compra agem em decorrência de várias influências de ordem interna e externa. Para COBRA (1997), cada consumidor tem conhecimento, opinião ou crença, hábito diferente, que faz reagir de forma diferente na decisão de compra.
DESENVOLVIMENTO
No Brasil, devido ao crescimento econômico, a geração de empregos, maior facilidade de acesso ao crédito e aumento da renda, vem refletindo no país um fenômeno característico de sociedades desenvolvidas: a criação de um mercado consumidor diversificado, forte e cada vez mais heterogêneo. Milhões de brasileiros têm aproveitado o bom momento da economia para provar, pela primeira vez, os prazeres do consumo. O Brasil passa por um momento muito positivo na economia, com