Propriedades periódicas
Propriedades periódicas
1. Objetivos
• Analisar as propriedades periódicas .
• Observar o poder redutor dos metais.
• Observar o poder oxidante dos halogênios.
• Analisar a relação entre o poder oxidante, poder redutor e propriedades periódicas dos átomos das substâncias .
• Verificar a ação antioxidante do ácido ascórbico.
2. Fundamentação Teórica
A tabela periódica dos elementos químicos é um dos principais instrumentos de trabalho para os químicos, criada no século XIX, a tabela sofreu modificações na sua organização desde o momento em que a química foi se desenvolvendo até chegar à tabela periódica moderna. A tabela moderna dispõe os elementos químicos baseando-se na ordem crescente de número atômico (nº de elétrons nos átomos) de cada um, onde as cofigurações eletrônicas auxiliam na explicação das repetições de propriedades físicas e químicas . Através dos conhecimentos gerais e das tendências em um grupo ou período é o suficiente para prever as propriedades de um elemento.
As propriedades de um elemento são extremamente importantes para se entender o comportamento desse elemento em reações . Para se arrancar um elétron do átomo é necessária uma energia mínima capaz de romper a ligação eletrostática que existe entre este elétron e o núcleo, a qual é chamada de Energia de Ionização. A energia tem crescimento na família, debaixo para cima à proporção que as camadas eletrônicas diminuem, tornando o elétron mais atraído pelo núcleo, e no período a energia aumenta da esquerda para a direita, seguindo o crescimento do número atômico.
Outra propriedade importante para entender melhor o comportamento dos átomos em uma reação química é a Afinidade Eletrônica, que consiste na capacidade do átomo de receber um ou mais elétrons . Um elemento que tem a afinidade eletrônica mais positiva será o elemento que terá mais afinidade para receber um elétron . A afinidade cresce no período da esquerda para a direita junto com o crescimento