ARTIGO- JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE EM CRIANCAS DO 1° ANO.
Ana Luisa Barreto Sousa1
Resumo
O presente artigo descreve sobre a importância dos jogos e a criatividade no processo de ensino-aprendizagem. Através dos jogos a criança desenvolve suas potencialidades nos aspectos sociais, motor e cognitivo. Desse modo o artigo tem por objetivo, analisar e discutir o papel dos jogos infantis e a criatividade como instrumento de ensino aprendizagem. Enquanto brinca a criança tem a oportunidade de organizar seu mundo seguindo seus próprios passos e utilizando melhor seus recursos. Assim sendo, é uma pesquisa que procura compreender a necessidade do lúdico como ferramenta significativa de aprendizagem em sala de aula. Nesse ponto de vista a escola precisa ser um local de troca de experiências e de busca de atividades significativas para todos os envolvidos, onde a criatividade se processará através de jogos e atividade nas quais os alunos sejam partícipes e possa desenvolver também outras áreas de seu conhecimento independente de sua posição social. E para que ocorra um trabalho eficaz o educador deve estimular e propiciar momentos de jogos em sala de aula. Esse é o objetivo principal da pesquisa que procura integrar os jogos infantis e a criatividade como meio de aprendizagem para os alunos. Trata-se de uma pesquisa que procura mostrar a importância do lúdico no processo ensino-aprendizagem na educação infantil como recurso didático pedagógico.
Palavras Chaves: Jogos – Criatividade – Aprendizagem.
Introdução
O mundo é algo atraente, não só para os adultos, mas especialmente para as crianças. São inúmeras as possibilidades de diversão e prazer.
A escola, porém, ao contrário de tudo isso, oferece um mundo fechado, onde o indivíduo precisa ter controle de seu próprio corpo a todo instante, um ambiente aonde a disciplina vem antes da diversão e da liberdade tão presentes nas crianças.
Diante deste quadro