fichamento Piaget
Jean Piaget nasceu em 1896, na Suíça. Durante sua vida desenvolveu vários estudos, em torno de 60 anos, bem como a variação de seus interesses de pesquisa e de sua metodologia. Cujo seu falecimento foi em 1980 na Genebra.
Entre 1921 a 1930, Piaget procura a lógica da criança através do pensamento verbal e inicia algumas experiências com o uso de método não verbal. Estuda, também, as idéias espontâneas das crianças sobre o mundo físico e começa a interessar-se pelo desenvolvimento moral da criança, associando-o ao desenvolvimento da afetividade. Suas publicações neste período são: linguagem e pensamento na criança, a concepção do mundo na criança, a concepção da causalidade física e o julgamento moral na criança.
Entre 1930 a 1940, Piaget estudou as primeiras manifestações da inteligência e o desenvolvimento das funções de representação. Detém-se, ainda, no estudo do desenvolvimento da percepção e da formação dos conceitos de número, tempo, espaço, ordem, etc. Os trabalhos produzidos neste tempo são: o nascimento da inteligência na criança, a construção do real na criança, a formação do símbolo na criança.
Entre 1940 a 1955, Piaget sofre uma mudança e a problemática na qual ele centra seu estudo é a operação lógica tanto concreta quanto abstrata ou formal. O método clínico se torna essencialmente crítico, pois estabelece a sistemática controvérsia das afirmações do sujeito, não para mediar à solidez de suas convicções, mas para captar sua atividade lógica profunda. Suas publicações deste período são: o desenvolvimento da noção de tempo, as noções de movimento e velocidade, a gênese da idéia de acaso na criança, a concepção de geometria na criança e a gênese do mundo na criança.
A partir do final de década de 50, Piaget se dedicou aos estudos de Epistemologia Genética. As publicações desta época são: estudos de epistemologia genética e as obras biologia e conhecimento, epistemologia genética e a gênese das estruturas