Ludico
DIEGO GABRIEL LIMA BEZERRA ¹
MONICA OLIVEIRA COSTA ²
¹ Acadêmico do curso de Pedagogia
² Professora orientadora da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso
RESUMO
O presente artigo ressalta a importância das atividades lúdicas na educação infantil, compreendendo como os jogos e as brincadeiras são instrumentos importantes para o desenvolvimento da criança e também para que possam se relacionar com as atividades pedagógicas controladas pelos professores, sobre o caráter real das atividades lúdicas no âmbito educacional e suas possibilidades, já que o uso do lúdico é bem mais abrangente e cheio de objetivos do que o simples fato de brincar por apenas brincar. Foi Utilizado o procedimento da pesquisas qualitativa, com embasamento teórico, focando alguns principais autores, como Kishimoto (2003) e Wajskop (1999).
Palavras-chave: Lúdico, Jogos e brincadeiras, Benefícios.
INTRODUÇÃO
Os professores de Educação Infantil devem compreender a importância que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos exercem no desenvolvimento da criança. O educador deve estar presente para auxiliar as crianças, ensiná-la como utilizar o brinquedo e também a brincar e participar das brincadeiras, demonstrando não só prazer de fazê-lo, mais estimulando as crianças sempre. Pois é com as atividades lúdicas que se espera que a criança desenvolva a coordenação motora, a atenção, o movimento em seus aspectos biológicos e sociais, desenvolva livremente a expressão corporal que favorece as criatividades, adquirindo hábitos de praticas recreativos para serem empregados adequadamente nas horas de lazer, seja estimulada em suas orgânicas visando ao equilíbrio da saúde dinâmica.
Compreendida dessa forma, a brincadeira infantil passa a ter uma importância fundamental na perspectiva do trabalho pré-escolar, tendo em vista a criança como sujeito histórico social. Se a brincadeira é, efetivamente, uma necessidade de