Ludico
O lúdico tem sua origem na palavra “ludus” que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de ser considerado apenas o sentido de jogo. O lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por meio espontânea, funcional e satisfatório.
Na atividade lúdica não importa somente o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado.
Ensinar com jogos e brincadeiras hoje representa ser uma tarefa muito fácil, e ao mesmo tempo é muito difícil, pois o professor deve ter um conhecimento sobre desenvolvimento infantil.
O lúdico talvez seja a forma mais fácil de entreter uma criança em atividades escolares, a brincadeira é algo inerente na criança. Segundo Feijó (1992 p. 61) “O lúdico é uma necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente, faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana”.
PROBLEMA
Como o lúdico auxilia no desenvolvimento da criança?
HIPÓTESES
1) O lúdico além de ensinar a criança de uma forma mais fácil, auxilia na construção do processo de aprendizagem.
2) A criança através do lúdico se interessa mais nas atividades e nas brincadeiras, desenvolvendo seu lado social, comunicativo .
OBEJTIVOS
Geral: Ressaltar á importância do lúdico no desenvolvimento infantil.
Específico: Observar como a criança através do lúdico desenvolve criatividade, coordenação motora (grossa e fina), raciocínio criativo e socialização.
JUSTIFICATIVA
Resolvemos fazer um projeto sobre o Lúdico, pois a importância das atividades Lúdicas na alfabetização são experiências afetivas que se relacionam ao ambiente e deve ser aplicadas nas crianças em fase escolar, principalmente na fase da pré-escola, é uma forma que a criança tem de se aproximar dos amiguinhos de escola, desenvolver coordenação motora, a fala, criatividade, auto-estima, autoconhecimento. O lúdico sendo bem desenvolvimento por um profissional ensina a