o ludico
Mara Regina Christmann
E-mail: mara.christmann@gmail.com
Resumo: O presente trabalho pretende discutir o relacionamento entre o lúdico e a sala de aula, e postular suas implicações, crendo que este vínculo é de extrema importância em se tratando da aprendizagem de crianças ou de qualquer situação que as envolvam. Inicia contextualizando o significado do termo "lúdico", faz uma breve retomada da sua evolução através do tempo até a atualidade, considerando suas nuances dentro do âmbito escolar. Além disso, este estudo integra uma pesquisa bibliográfica e de campo em que serão utilizados recursos como observação da sala de aula e entrevistas com educadores no intuito de conhecer o envolvimento dos mesmos com as atividades lúdicas e a importância que ambos desempenham na aprendizagem da criança. Ao longo deste trabalho pretendi confirmar a importância da ferramenta lúdica para a aquisição de novos conceitos pela criança. Os resultados obtidos mostraram que o lúdico é um instrumento eficaz para o processo ensino-aprendizagem, se for devidamente utilizado pelo professor.
Palavras-chave: lúdico, sala de aula, criança, aprendizagem, professor, educação.
Introdução
Sabe-se que o lúdico faz parte do cotidiano de qualquer criança desde a mais tenra idade. Por este motivo, é necessário saber a respeito deste recurso, para podermos trazê-lo para as salas de aula de forma criativa, e ao mesmo tempo, proporcionar aprendizagem e prazer aos alunos. Além disso, a discussão de tal assunto poderá ainda, nos dar subsídios para nos aproximamos das crianças que ficam a cada dia, mais distantes do universo escolar, principalmente de propostas geralmente desconectadas das suas vidas.
Através das modalidades lúdicas, inúmeras competências e habilidades são estimuladas, mas para que esta prática seja favorável é necessário que o educador considere alguns aspectos no seu planejamento,