Os Importantes Testes da Química Orgânica
Esse artigo irá abordar cinco testes muito conhecidos no ramo da Química Orgânica. A partir desses testes é possível reconhecer os grupos funcionais de diversas substâncias ajudando na eficácia do uso deles em diferentes áreas do mundo todo, tais como: a farmácia, a pesquisa e até nas indústrias. Também. Estes testes tem tanta significância pelo fato deles evitarem acidentes causados pela falta de notificação dos compostos presentes em uma substância. Portanto, eles servem para curar pessoas, produzir alimentos e para fazer novas descobertas.Além disso, muito dos testes podem ser feitos em casa e outros não como irá ser observado a seguir.
Testes:
Teste ou Oxidação de Jones
Esse teste serve para identificar alcoóis primários e secundários através de sua oxidação. O primário forma ácidos carboxílicos e o outro cetonas. No fim, além do ácido carboxílico ou da cetona, forma-se um precipitado verde que seria o Sulfato Crômico (Cr2(SO4)3). Os produtos desta reação são muito utilizados na fabricação de produtos químicos, mas pouco usados em laboratórios. Este teste não é feito com alcoóis terciários.
Teste de Tollens
Esse teste foi criado pelo professor alemão Bernhard Christian Gottfried Tollens com o objetivo de detectar a presença de aldeído. É possível obter o reagente de Tollens a partir dessas reações representadas abaixo:
2 AgNO3 (aq) + 2 NaOH (aq) → Ag2O (s) + H2O (l) + 2 NaNO3 (aq)
Ag2O (s) + 4 NH3 (aq) + H2O (l) → 2 Ag(NH3)2OH (aq) (Reagente de Tollens)
É mais comum usá-lo para detectar aldeído numa solução de cetona. O reagente de Tollens, ao reagir com aldeído, é reduzido por esse aldeído, formando prata metálica com aspecto de um espelho com brilho prateado prateado no fundo do tubo de ensaio. Abaixo há a reação do reagente de Tollens com um aldeído.
Caso a experiência dê negativa, não haverá a formação do espelho de prata, uma vez que cetonas são redutores fracos para reagirem com o reagente de Tollens, dessa