Analise de compostos organicos
SANTA CATARINA
CAMPUS FLORIANÓPOLIS
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE SAÚDE E SERVIÇOS
UNIDADE CURRICULAR: SÍNTESE E ANÁLISE ORGÂNICA
ANÁLISE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
Florianópolis SC
Março/2014
NTRODUÇÃO A sistemática de análise orgânica evoluiu ao longo dos tempos. Antigamente, os compostos eram identificados apenas através do estudo de suas propriedades físicas e químicas, e atualmente o desenvolvimento de métodos instrumentais de separação e análise revolucionou a prática de química orgânica. Apesar disso, o interesse na análise qualitativa clássica ainda é grande, devido à sua praticidade em muitos casos de análises e para ensinar química orgânica. Além disso, é importante ressaltar que, ainda que os métodos analíticos instrumentais sejam rápidos e eficientes, seu aparelhos têm alto custo e não são encontrados em vários locais.
A solubilidade de compostos orgânicos é um importante método de análise qualitativa. Ela diferencia compostos orgânicos por suas solubilidades em solventes inertes ou reativos de conformidade com seu caráter ácido, básico ou neutro e suas características polares, permitindo a construção de esquemas de solubilidade para a classificação dos compostos orgânicos.
Estes ensaios orientam a determinação estrutural no que se refere a grupos funcionais, polaridade e tamanho da cadeia carbônica. Compostos com grupos polares serão solúveis em água, compostos com grupos ácidos resultará na solubilização em meio básico devido a formação de um sal e compostos com grupos básicos terão reação em meio ácido pelo mesmo motivo. Dessa forma, os testes são realizados em água, éter etílico, soluções aquosas de NaOH, NaHCO3 e HCl, H2SO4 e H3PO4 concentrados.
A solubilidade dos compostos orgânicos pode