Relatório de química 2 - análise de compostos orgânicos
ANÁLISE ORGÂNICA QUALITATIVA: avaliação da solubilidade como propriedade física para algumas classes de compostos orgânicos
Integrantes:
1- INTRODUÇÃO
Grande parte dos processos rotineiros de um laboratório de Química Orgânica (reações químicas, métodos de análise e purificação de compostos orgânicos) é efetuada em solução ou envolve propriedades relacionadas à solubilidade de compostos orgânicos.
A solubilidade de compostos orgânicos é um importante parâmetro para a caracterização química. Testes de solubilidade permitem prever a presença ou ausência de grupos funcionais e reatividade em alguns casos. De forma genérica, os testes de solubilidade permitem em uma primeira análise classificar o composto em substância ácida, básica ou neutra. Assim os testes são realizados em água, solução de hidróxido de sódio, solução de bicarbonato de sódio, ácido clorídrico diluído, ácido sulfúrico concentrado e outros solventes orgânicos.
A solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida em duas categorias principais: a solubilidade decorrente da simples miscibilidade e a solubilidade resultante de uma reação química, por exemplo, uma reação ácido-base. As duas estão inter-relacionadas. A primeira é para determinar os solventes apropriados para: recristalização, análises espectrais e reações químicas. A segunda é usada para identificar os grupos funcionais.
2- OBJETIVO
Introdução de alguns conceitos relacionados às interações intermoleculares e reações ácido-base envolvendo moléculas orgânicas.
Utilização de parâmetros de solubilidade para aplicação em síntese e no isolamento de substâncias orgânicas de origem natural ou sintéticas.
3- PROCEDIMENTOS
O grupo utilizou-se dos compostos orgânicos dispostos nas bancadas (variando entre sólidos e líquidos) para determinar sua solubilidade em água e em outras soluções. Para isso foi necessário o uso de uma espátula (compostos sólidos), um conta-gotas (compostos líquidos) e tubos de ensaio. Os