os Pré Socráticos
Tema: Os pré-Socráticos
1. Introdução.
Afirmemos que os pré-socráticos vieram com seus pensamentos filosóficos antes Sócrates no século VII-V (a.c), onde discutiam qual era o principio do matria da natureza, eram considerados os “naturalistas”, pois os seus objetivos principais era responder as questões da natureza e o fundamento das coisas. Os pré-socráticos esqueciam as questões sociais e politicas da época afim dedicarem loucamente a natureza onde era os seus focos. Sócrates se interessava pelos problemas da sociedade e do indivíduo, Sócrates achava um absurdo os pré-socráticos explicar a origem das coisas e da natureza e não pensar na sociedade no ser humano. Neste período nasceram quatro (4) escola com os pensadores da época, as escolas são: Jônica, Itálica, Eleática e Atomística.
2. Desenvolvimento. Vamos falar um pouco sobre as escolas citadas acima iniciaremos com a escola Jônica que foi a primeira que surgiu, visava acha uma substância única, a causa e o princípio do mundo natural. Os principais pensadores desta escola são Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto e Anaxímenes de Mileto de Éfeso.
Tales de Mileto não deixou nada escrito pois na época a linguagem não era muito escrita e sim falada, porém o seu pensamento é que tudo se origina da água quando denso se transformaria em terra, quando aquecida se tornaria vapor e após resfria voltava ao estado liquido e assim por diante nada mas é do que o ciclo.
Anaximandro de Mileto – diz que a origem das coisas não é através do ar, água, terra e fogo e sim através da matéria que séria uma espécie de infinito onde sempre criará outros mundos. Acaba um e terá outro e assim por diante.
Anaximenes de Mileto se originou-se da tese de seu “mestre” (Tales de Mileto), onde diz que a origem das coisas é apenas um elemento, Anaximenes fez a tese que tudo vem