Pré-Socráticos e Socráticos
Tales de Mileto
Tales de Mileto (640 a.C.- 550 a.C.) foi considerado por Aristóteles o primeiro filósofo e fundador da Escola Jônica Foi geômetra e astrônomo, ficou reconhecido por ter previsto um eclipse solar no ano de 585 a.C. Tales Organizou uma nova forma de pensar, diferente do modelo mítico que encontrava explicações sobre a realidade nos deuses. Suas investigações eram baseadas na observação das coisas, tentando buscar um princípio (arkhé) que permanecesse, apesar do fluir das coisas.
Tales encontrou na água essa substância de onde tudo se origina e para onde tudo retorna na sua existência passageira. Essa posição deve-se ao fato de Tales observar que os animais, as plantas etc., necessitam de água para sobreviver e se desenvolver. Além disso, o mundo até então conhecido também parecia estar "sobre a água”, rodeado e sustentado por ela. Entretanto Tales acreditava que o princípio universal que cria e rege todas as coisas era a água.
Tales de Mileto foi considerado o precursor do pensamento filosófico por que pensou a matéria de maneira diferente de como era pensada antes, com inferências divinas e invocações a deuses superiores.
Pitágoras de Samos
Foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos entre cerca de 571 a.C. e 570 a.C. e morreu em Metaponto. Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega denominada em sua homenagem de pitagórica. Com 18 anos de idade, Pitágoras já conhecia e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos da época. Através de estudos astronômicos, afirmava que o planeta Terra era esférico e suspenso no Espaço. Descobriu no universo observando que as estrelas, assim como a Terra, girava ao redor do Sol.
Pitágoras teve como sua principal mestra, a filósofa e matemática Temstocléia. Pitágoras acreditava que o mundo é matemático por natureza. Ele desenvolveu o teorema de Pitágoras: o quadrado do comprimento da hipotenusa de um triângulo retângulo é igual à soma dos quadrados dos