pre- socraticos e socraticos
Elaborar os traços principais das escolas pré-socrática e socrática(nesta última apenas assinalar os traços referentes aos sofistas e, sobretudo, a Sócrates). Ao confrontar uma escola com outra?
• Traços gerais da escola Pré-Socrática:
As escolas pré-socráticas procuravam uma explicação racional e sistemática da origem, ordem e transformação da Natureza.
O homem para nas escolas pré-socrática não é o objeto principal do pensamento, é visto como um dos elementos da natureza, tendo um papel periférico e secundário.
Não se acreditava que o universo era controlado por deuses.
Para as escolas pré-socráticas o ponto de maior importância do pensamento era o problema da mutação. O mundo está numa mudança continua, sem por isso perder sua forma, sua ordem e sua estabilidade. Esse movimento do mundo, que permite com que ele não se quebre e mantém o equilíbrio, chamamos de devir.
Para os gregos o mundo, a natureza, é pré-existente, eterna, imortal, perene, de onde tudo nasce e para onde tudo volta.
• Traços da escola Socrática.
O período Socrático (V a.c – IV a.c) foi a época de maior florescimento da democracia.
Durante esse período se volta para as questões humanas no plano da ação, dos comportamentos, das idéias, das crenças, dos valores e, portanto, se preocupa com as questões morais e políticas.
O ponto de partida da Filosofia é a confiança no pensamento ou no como um ser racional, capaz de conhecer-se a si mesmo e, portanto, capaz de reflexão. Como se trata de conhecer a capacidade de conhecimento do homem, a preocupação se volta para estabelecer procedimentos que nos garantam que encontramos a verdade, isto é, o pensamento deve oferecer a si mesmo caminhos próprios, critérios próprios e meios próprios para saber o que é verdadeiro e como alcançá-lo em tudo o que investiguemos.
A Filosofia está voltada para a definição das virtudes morais e das virtudes políticas, tendo como objeto central de suas