Quimica organica atuando nas doenças
Júlia, Fernanda, Carol e Luíse
A Química Orgânica estuda os compostos que possuem carbono. Atualmente, aproximadamente dez milhões são os compostos existentes, mas cerca de nove milhões são de compostos orgânicos.
A Química Orgânica resume-se em identificar reações de quebra e substituição de átomos, como elas se realizam e as suas possíveis aplicações na síntese de compostos.
Ela é um estudo fundamental para a Biologia e para a Medicina. Nenhuma delas é tão importante quanto a Química Orgânica, pois é a que mais ajuda no desenvolvimento do ser humano.
Por mais que a cura de uma doença muito grave, encontrar um criminoso ou desenvolver novas tecnologias pareça ser solução de vários problemas, a melhor explicação para ajudar na nossa sobrevivência é com a
Química Orgânica.
O estudo dela é crucial na medicina, por exemplo, os medicamentos que são todos baseados em substâncias orgânicas e reagem em nosso organismo.
Os compostos orgânicos integram diversos materiais, tais como: combustíveis, polímeros, pesticidas, herbicidas, fertilizantes, detergentes, aditivos alimentares, cosméticos, perfumes e medicamentos.
Existem somente duas grandes fontes de compostos orgânicos simples: carvão e petróleo. Através deles é possível preparar moléculas maiores e mais complexas.
É válido ressaltar que o carbono está presente na porcentagem de 60 % em massa do organismo humano, como também em todos os seres vivos.
Ajuda na compreensão de como funcionam os órgãos internos e como reagem quando entram em contato com certas substâncias e ajuda na descoberta de medicamentos que combatem doenças.
Raiva
A raiva é uma doença viral prevenível de mamíferos, que geralmente é transmitida através da mordida de uma animal infectado.
O vírus da raiva infecta o sistema nervoso central, causando encefalopatia e morte.
Os primeiros sintomas da raiva em humanos não são específicos e consistem em febre, dor de cabeça e