conservadorismo no brasil
“... é uma estrutura mental objetiva, dinâmica e condicionada historicamente. Estrutura objetiva, pois se trata de um modo de pensar e agir que de alguma forma transcende a subjetividade individual, por ser função do desenvolvimento da sociedade.” ( Pg. 11).
É um movimento que surge reagindo ao iluminismo, a revolução Francesa e a revolução Industrial, ou seja, movimentos progressistas liberais burgueses. O conservadorismo valoriza formas de vida e organizações social passadas situadas na idade média, por isso valorizam a religião, as associações intermediariam situadas entre Estado e os indivíduos (família, aldeia tradicional,) criticam a centralização estatal e o individualismo, aprecia hierarquias e possui aversão ao igualitarismo, pois de acordo com os conservadores este seria o motivo pela desorganização social que se encontra na sociedade Ocidental. Mas avaliar o passado colonial no Brasil e mantê-lo é um desafio, não se pode buscar um passado, pois este seria rejeitado pelas elites.
O Pensamento conservador no Brasil se inspira no do Europeu, mas a historia e mudanças ocorridas aqui são muito distintas para que o conservadorismo clássico como exposto acima seja capaz de interpretar o país. Deve-se reconhecer a importância do pensamento conservador para a formação do país pela sua força político-social, mas por falta de conhecimento e preconceito o pensamento conservador em sua maioria foi bem negligenciado no âmbito da cultura política, o que é um grande erro, pois a partir das idéias conservadoras se torna possível observar porque no Brasil existe uma cultura política que menospreza a desigualdade que se encontra no país, e porque é avessa a democracia não acreditando na ação coletiva e favorece que o homem comum não leve a serio seus iguais.
Os conservadores são caracterizados como profetas do