desporto
Esta atividade é obrigatória e realizará a composição da nota referente à A1 (de 0,0 à 3,0 pontos). Escreva a sua tarefa em algum Editor de Texto ( Word, Msoffice), salve em seu computador e realize o upload no espaço abaixo.
Lembre-se: O trabalho deve ser realizado individualmente e com as suas próprias palavras.
Qualquer dúvida entre em contato!
Vamos à nossa Tarefa 1? Para se orientar na realização dessa Tarefa você deverá ler o Capítulo 6 “Pescadores e anzóis” presente em ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1981.
Esse capítulo 6 encontra-se na íntegra na Página Principal logo abaixo da pasta "Unidade de Estudo". Desse capítulo, selecionamos um trecho que apresentamos abaixo. Veja:
"Eu lhe disse antes que a analogia da rede ficava a desejar.
E isto porque, freqüentemente, o cientista necessita de resultados precisos e específicos. Numa rede vem tanta coisa inesperada e indesejável.
Anzóis são mais precisos.
Se você vai pescar, que anzol usa?
Esta pergunta parece idiota. Todos sabem que anzóis são escolhidos de acordo com o tamanho dos peixes que se pretende pegar.
Peixes grandes – anzóis grandes.
Peixes pequenos – anzóis pequenos.
Que é que o leva a escolher o anzol?
É o peixe que você espera pegar. A escolha do anzol é governada por uma hipótese acerca dos peixes que podem ser encontrados. Se você usar um anzol pequeno, é claro que não pescará peixes grandes, ainda que os haja no tal rio.
Se usar um anzol grande, não pescará peixes pequenos, evidentemente.
Veja então o movimento das ações do pescador:
• uma hipótese;
• a escolha de um anzol;
• a pesca de um peixe, de acordo com a hipótese.
Anzóis são métodos.
Da mesma forma como os anzóis predeterminam os resultados da pescaria, os métodos predeterminam o resultado da pesquisa. Porque os métodos são preparados de antemão para pegar aquilo que desejamos pegar.
(...)
Concluem os sábios pescadores: