Desportos
A bicicleta causa
uma ligação quase que mágica com as pessoas, pois a recepção dada a um cicloturista é mais calorosa do que se o viajante chegar noutro meio de transporte. Outro factor importante no cicloturismo é o conhecimento que se adquire de outras culturas e costumes das cidades visitadas.
O tipo de bicicleta utilizada para uma viagem, deve ser além de confortável, forte e em bom estado, deve permitir que se percorra qualquer tipo de piso, ou seja, asfalto e terra. A bicicleta necessita de revisões periódicas, no mínimo uma vez por mês, devendo o cicloturista ter noções básicas de como montá-la e desmontá-la, aprender a trocar ou consertar a corrente, regular freios e troca marchas.
Em alguns países, como a Holanda, Suíça, entre outros, são oferecidas óptimas condições para o desenvolvimento deste desporto ou actividade física. Além de ciclo vias, existem transportes tais como autocarros e comboios adaptados, estacionamentos próprios para bicicletas, etc.
Existem
duas modalidades básicas de cicloturismo: de forma autónoma e com suporte. Viajar com autonomia pode ser praticado tanto solitariamente como em grupo. Nesta modalidade o viajante leva consigo tudo o que precisa na viagem, normalmente nas bolsas específicas para bicicleta chamadas alforges.
Na
modalidade com suporte, o viajante geralmente contrata o serviço de uma operadora, que organiza o roteiro, hospedagem e alimentação, normalmente transporta os pertences do viajante e oferece serviço de guia.
Ciclismo
BTT
Entre 1890 e 1900 nasceram grandes provas, que ao longo dos anos se tornaram clássicos, alguns ainda existem hoje como o Liege-Bastogne-Liege. Em 1893 foi feito o primeiro Campeonato Mundial, com provas de sprints e meio fundo, exclusivamente