Relatório de Viscosidade
Materiais de Construção Civil – MCC
LABORATÓRIO – Prof. Gunter A Moraes
Relatório n.º 1
VISCOSÍMETRO
DATA:17/04/2014
Objetivo
Determinação da densidade e da viscosidade de fluidos newtonianos. Ajustar os parâmetros de viscosidade variando com a temperatura através dos dados experimentais obtidos.
Introdução
Para atingir os objetivos utilizamos os ensaio realizados com emulsão asfáltica numa máquina chamada viscosímetro saybolt-furol uma máquina usada na medição das propriedades de consistência (velocidade de escoamento) das emulsões asfálticas, o ligante asfáltico ultilizado nesse experimento foi o CAP 50/70 e é empregado especificamente em serviços de pavimentação, com o emprego de massas asfálticas usinadas e aplicadas a quente (ligante e agregados aquecidos).
Material Utilizado
Máquina saybolt-furol
CAP
Termômetro
Cronômetro
- Frasco de 60 ml
Procedimento
Utilizou-se um material chamado CAP para sabermos a viscosidade do material além de um termômetro e um cronômetro, depois ao atingir a temperatura ideal, despejamos num frasco e contamos o tempo que levaria até atingir o nível esperado e repetimos o teste por três vezes.
Dados Obtidos:
135º / 174 s SF
150º / 94 s SF
177º / 40 s SF
Conclusão
A viscosidade dos cimentos asfálticos é medida a 135ºC. O viscosímetro Saybolt-Furol se destina a medir a resistência ao escoamento de um fluido. A viscosidade Saybolt-Furol imprime o tempo, em segundos, que uma quantidade determinada de material leva para escoar em determinada temperatura e em condições padronizadas.
Bibliografia
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 10719: apresentação de relatórios técnico-científicos. Rio de Janeiro, 1989. 9 p