aprendizagem no processo educativo
A aprendizagem é um processo de mudanças de comportamento obtido por meio de experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, que podem ser relacionais e ambientais, resultantes da interação entre estruturas mentais eo meio em que se vive.
A sociedade atual por estar em constantes modificações estruturais exige do sistema educacional adaptações capazes de preparar o educando para assumir uma vida profissional satisfatória para o mercado de trabalho, bem como, saber lidar com diferentes situações e emoções. Sendo assim, cabe ao educador estar inteirado destas transformações e conduzir o educando a um bom aprendizado.
A necessidade da aprendizagem é algo inerente em qualquer indivíduo desde o nascimento, não importando o grau de capacidade ou de dificuldade que apresenta, portanto, essa necessidade deve ser estimulada com precisão e sabedoria, e o ambiente escolar, familiar e social são, sem dúvida, o lugar onde essa aprendizagem ocorre com mais satisfação, pois a criança constrói seu saber diário ao observar as pequenas coisas com as quais convive nesses ambientes.
Assim, tem-se no educador um dos principais responsáveis pelo sucesso ou insucesso do aprendiz, a peça chave, que tem em mãos o poder de trabalhar não apenas o aprendizado de conhecimentos teóricos, mas também a afetividade dos alunos, pois quando a criança aprende a lidar com as diferentes emoções aprenderá a superar as diferentes dificuldades que enfrentará durante o percurso não só escolar, mas também na vida rofissional e social.(FERNANDÉZ, 2001 e INOUE, 1999).
O processo de aquisição de conhecimento pode ser agradável ou doloroso, depende de como é adquirido. Em primeira instância é um processo cognitivo, inter-relacionado há inúmeros fatores que envolvem o homem em sua totalidade: emocional, físico e intelectualmente. É sempre um processo subjetivo e individual, inerente a cada pessoa, uma vez que ele envolve aspectos da personalidade de