O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
975
O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO
FUNDAMENTAL
1
2
Drielly Adrean Batista , Carmen Lúcia Dias 1
Discente/Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Assis. 2 Docente/mestrado em
Educação/UNOESTE). E‐mail: driellyadrean@yahoo.com.br
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo discutir a importância dos jogos para o processo de ensino e de aprendizagem. A partir da leitura de pesquisadores que abordam essa temática, primeiramente são apresentadas algumas contribuições dos jogos para o desenvolvimento infantil, envolvendo os aspectos cognitivo, afetivo, físico‐motor e moral. A teoria piagetiana é apontada como embasamento principal neste trabalho, sendo destacados os fatores do desenvolvimento cognitivo e a classificação dos jogos (de exercícios, simbólicos e de regras). Os jogos são discutidos com autores expoentes na área sendo também abordados e recomendados nos Parâmetros
Curriculares Nacionais como um recurso auxiliador para o processo de aprendizagem. Portanto, concluí‐se que os jogos servem como importante ferramenta pedagógica, favorecendo aspectos como a socialização, atenção e concentração, trazendo grande benefício para o desenvolvimento e a aprendizagem, fazendo com que os alunos se sintam atraídos para aprenderem os conteúdos didáticos de uma forma diferenciada e lúdica.
Palavras‐ chave: Jogos educativos. Aprendizagem. Ensino. Desenvolvimento.
INTRODUÇÃO
Não há como negar a importância dos jogos para o desenvolvimento infantil (envolvendo os aspectos cognitivo, afetivo, físico‐motor e moral) bem como os jogos educativos como ferramenta pedagógica para o processo de ensino e de aprendizagem.
Fazendo alusão à epistemologia genética de Piaget, Friedmann