Jogos educativos no processo da aprendizagem
A educação é, sem dúvidas , um dos fatores mais importantes para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Ela transforma e garante a valorização do indivíduo. O domínio da língua, é essencial nos mais variados aspectos sociais.
Compreendendo que alfabetizar não implica em absorver somente códigos escritos, mas um processo específico e indispensável de apropriação de sistema de escrita, a conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilita ao aluno ler e escrever com autonomia.
A alfabetização é um dos pontos de partida para a valorização humana e não o principal, haja vista que, mesmo tendo inúmeros projetos de alfabetização, o Brasil ainda não atinge um índice satisfatório de letramento por dissociar os dois elementos
A prática a ser seguida hoje, é unir Alfabetização e Letramento dentro do contexto escolar. Ou seja, alfabetizar letrando. No letramento o indivíduo interage socialmente com o mundo , antes mesmo de entrar na escola e ser alfabetizado.
Alfabetização e Letramento
O tema Alfabetização e Letramento é bastante discutido no âmbito pedagógico. Conhecíamos apenas o termo alfabetização que tem como conceito na leitura, a capacidade de decodificar os sinais gráficos, transformando-os em “sons”, e, na escrita, a capacidade de codificar os sons da fala, transformando-os em sinais gráficos.
Alfabetização portanto é o processo específico e indispensável de apropriação de sistema de escrita, a conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilita ao aluno ler e escrever com autonomia.
Porém a partir dos nos 80, este conceito foi ampliado com as contribuições dos estudos sobre a Psicogênese da aquisição da língua escrita, com trabalhos realizados por estudiosos do meio, como Emília Ferreiro.
Passou então a compreender que alfabetizar não se limita apenas a ensinar e aprender as habilidades de codificação e decodificação, mas também o domínio dos conhecimentos que permitem o uso dessas