O processo de aprendizagem dos jogos educativos computadorizados no ensino infantil.
Fernandina Andrade Alves¹,
Introdução
APRESENTA A IMPORTANCIA DOS JOGOS PEDAGOGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, VISTO QUE A ATIVIDADE LUDICA CONTRIBUI PARA UMA MAIOR FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO POR UM INSTRUMENTO DO RECURSO PEDAGOGICO.
Desenvolvimento
Brincar é um direito fundamental de toda criança que deve ter condições e oportunidades para desenvolver seu lado afetivo, cognitivo e corporal. Os jogos sempre estiveram associados no sentido de recreação e de educar ao mesmo tempo, na educação a palavra jogo é sinônimo de estimulo ao crescimento cognitivo, sendo assim essa relação jogos e educação são antigas, desde os gregos e romanos já se discutia a importância do jogo para educar a criança.
Um jogo bem elaborado deve ser atrativo, agradável e fácil de usar. Na criança deve despertar a curiosidade para que ela consiga sem dificuldades entender o funcionamento do jogo, os comandos e as opções de navegação para poderem se orientar rapidamente com o objetivo de provocar uma aprendizagem significativa e assim estimular a construção do seu conhecimento.
No contexto escolar, mais precisamente nas series iniciais os métodos tradicionais de ensino estão cada vez menos atraente, as crianças atualmente são extremamente questionadora, portanto o professor deve estar mais preocupado em saber sobre como a criança aprende do que como ensinar e a presença dos recursos tecnológicos, como o computador é uma ferramenta que bem utilizada ensina enquanto diverte como afirma Silveira, 1998: “Os jogos computadorizados são elaborados para divertir os alunos e com isto prender sua atenção o que auxilia no aprendizado de conceitos, conteúdos e habilidades embutidos nos jogos, pois, estimulam a autoaprendizagem, a descoberta, despertam a curiosidade, incorporam a fantasia e o desafio.”.
Na educação infantil a proposta de ensino divide-se entre os que reproduzem a escola elementar