SOFTWARE EDUCATIVO PARA O AUXÍLIO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM VOLTADOS À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
NORMA IEC 61850
Padrão para automação de subestações
Disciplina: Redes de Automação Industrial
2013
NORMA IEC 61850
Padrão para automação de subestações
Uma subestação é uma instalação elétrica de alta potência que possui equipamentos para transmissão e distribuição de energia elétrica, além de equipamentos de proteção e controle. Durante o percurso entre as usinas e as cidades, a eletricidade passa por diversas subestações, onde aparelhos chamados transformadores aumentam ou diminuem a sua tensão. A automação de uma subestação de energia elétrica significa, de uma forma geral, monitorar e controlar as grandezas elétricas envolvidas no processo de transmissão e distribuição de energia: tensões, correntes, potências ativas e reativas através das posições aberta/fechada de seccionadoras e disjuntores.
Como a construção de subestações é uma atividade que vem se desenvolvendo desde o final do século XIX, ou seja, há mais de 100 anos, várias gerações de tecnologias convivem hoje em dia dentro das subestações (e vêm sendo ampliadas à medida que a demanda cresce).
Cada geração de tecnologia resolve uma determinada necessidade e foram agregadas às instalações, criando o que se convencionou chamar de “ilhas de dados” dentro da subestação.
Cada “ilha de dados” tem seu formato próprio, dependendo do desenvolvedor da tecnologia e dos equipamentos. Nas áreas de supervisão, controle e monitoramento surgiram vários protocolos de comunicação. Os mais conhecidos, por serem protocolos abertos, são Modbus,
DNP3 e IEC 60870-5-101.
Esta mistura de diferentes tecnologias, com seus respectivos protocolos de comunicação, dificulta e encarece os projetos de novas subestações e, principalmente, as ampliações, pois os equipamentos dos vários fabricantes não operam entre si (o que chamamos de interoperabilidade) e mesmo duas gerações de equipamentos de um mesmo
fabricante