Escalas
AS ESCALAS
Um dos elementos fundamentais de um mapa é a escala. Esta indica-nos o número de vezes que a realidade foi reduzida.
A) TIPOS DE ESCALAS: NUMÉRICA E GRÁFICA
B) PEQUENA ESCALA E GRANDE ESCALA
De uma forma geral, podemos dizer que os mapas de pequena escala são aqueles que apresentam pouco pormenor, ou seja, aqueles em que a realidade foi muito reduzida. Representam grandes áreas, como o mundo (Mapa A).
Por outro lado, os mapas de grande escala são aqueles que apresentam grande pormenor, ou seja, aqueles em que a realidade foi pouco reduzida. Representam pequenas áreas, como concelhos, cidades ou bairros.
Mapa A, com
ESCALA NUMÉRICA
Mapa A, comPEQUENA ESCALA
(pouco pormenor, grande área)
Mapa B, com
ESCALA GRÁFICA
Mapa B, com
GRANDE ESCALA
(grande pormenor, área pequena)
AS ESCALAS
A escala é muito importante em Geografia, pois é através dela que podemos calcular facilmente distâncias entre lugares. Mas, antes disso, vamos aprender a transformar escalas numéricas em gráficas e vice-versa.
C) TRANSFORMAR ESCALAS NUMÉRICAS EM GRÁFICAS
Se tivermos uma escala numérica (por exemplo 1:50 000 000) e quisermos transformá-la numa escala gráfica, temos de converter os 50 000 000 cm em m ou km. Depois, é só construir o segmento de recta que deve medir
1 cm:
D) TRANSFORMAR ESCALAS GRÁFICAS EM NUMÉRICAS
Se tivermos uma escala gráfica (ver exemplo abaixo) e quisermos transformá-la numa escala numérica devemos, antes de mais, medir o segmento de recta. Neste caso ele mede 1 cm, pelo que se torna mais simples. Temos de fazer uma conversão da distância real (habitualmente em km ou m) para cm:
E) CALCULAR DISTÂNCIAS REAIS
Para calcularmos distâncias reais precisamos de medir a distância entre dois pontos no mapa com uma régua. Depois, devemos fazer da seguinte forma, conforme a escala que o mapa tiver:
F) CALCULAR DISTÂNCIAS NO MAPA
O processo é