Teorias da Aprendizagem
SÍNTESE TEORIAS DA APRENDIZAGEM: Comportamento, Cognição e Humanista.
ALAGOINHAS-BA
2014
Alessandra Ferreira Souza Oliveira
SÍNTESE TEORIAS DA APRENDIZAGEM: Comportamento, Cognição e Humanista.
Trabalho apresentado à Docente da disciplina, Laura Peneluc, como forma parcial de avaliação.
ALAGOINHAS–BA
2014
Com o alvorecer da Modernidade a Psicologia adquiriu seu status como ciência, momento histórico que compreende as manifestações da alma, inerentes a vida mental e emocional do ser humano. Representando este vasto campo de saberes a Psicologia tem como objetivo a aprendizagem humana, tomando por fundamento o raciocínio.
Porem existe, discussões sobre sua natureza, seus limites e o papel da aprendizagem na constituição do seu tirocínio. Discussões que evidenciam o seio da Ciência psicológica com novas teorias que explicam a aprendizagem em agrupamentos e abordagens. Essa contraposição tem por objetivo fazer uma exposição sintética e metódica sobre a estrutura teórica de cada uma delas, destacando o foco de analise, os percussores, os conceitos básicos e sua aplicabilidade na educação.
A abordagem comportamentalista analisa o processo de aprendizagem considerando o comportamento observável, desconsiderando os aspectos internos da mente do agente social. O grande percussor dessa abordagem foi John. B. Watson (Behaviorista). A grande efervescência dessa teoria foi por ter caracterizado o comportamento como caráter observável e mensurável, em função do positivismo. Nesse contexto o Behaviorismo se desenvolveu e a Psicologia buscou sua identidade como ciência enfatizando o comportamento em sua relação com o meio, estabelecendo como unidade básica os conceitos Estímulos e Respostas. Skinner um dos psicólogos behavioristas se destacou por seus estudos amplamente divulgados no Brasil com um grande grau de aplicabilidade na Educação, Skinner tinha