Antropologia
CAPÍTULO 1 – O que faz o brasil, Brasil? A questão da identidade
Como se constitui o brasil e o Brasil que você conhece?
No livro de Roberto DaMatta “o que faz o Brasil, Brasil?”, o autor procura diferenciar os dois brasis. Brasil com “b” minúsculo é descrito por ele como um objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior, pedaço de coisa que morre e não tem a menor condição de se reproduzir como sistema, misturando-se ao sabor de uma natureza exuberante e de um clima tropical, estariam fadadas à degeneração e à morte biológica, psicológica e social.
Partindo dos conceitos de DaMatta, o grupo chegou a conclusão de que o Brasil com “b” minúsculo é aquele que conhecemos como uma república presidencialista, exercida pela presidente Dilma Vana Rousseff, eleita democraticamente para o período de 1/1/2011 a 31/12/2014. O regime presidencialista tem como base a separação, a harmonia e o controle recíproco dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
No atual governo, a presidente propõe e implementa políticas voltadas para o desenvolvimento econômico; adota políticas de transferência de renda, por meio de programas sociais, e outras políticas compensatórias em áreas como habitação, saneamento, educação, saúde e segurança, de forma a estender a todos os benefícios do progresso, promovendo a redução das desigualdades sociais e regionais; toma as medidas necessárias para que o crescimento seja sustentável, respeitando o equilíbrio ambiental, de modo a beneficiar as atuais e as futuras gerações; defende a preservação e o bom funcionamento das instituições democráticas; zela pela integridade do território nacional e pela soberania do país.
A lei fundamental brasileira é a Constituição Federal de 1988, nela foram realizadas mudanças para a consolidação da democracia que teve a colaboração e participação do povo, por meio de abaixo-assinados, liderados pelos sindicatos de