Antropologia
CURSO DE DIREITO
GABRIEL MOREIRA GAURINK DIAS
FÁBIO FIGUEIREDO GOMES
PAULO SÉRGIO PALAORO DEOLINDO
CONCEITOS DE ANTROPOLOGIA
SERRA
2014
GABRIEL MOREIRA GAURINK DIAS
FÁBIO FIGUEIREDO GOMES
PAULO SÉRGIO PALAORO DEOLINDO
CONCEITOS EM ANTROPOLOGIA
Trabalho Acadêmico apresentado a disciplina de Antropologia do Curso de direito da Faculdade Batista de Vitória/Faculdade Doctum da Serra, sob orientação da Professora Glicia como pré-requisito para obtenção de créditos do 1º período da grade curricular.
Professora: Glicia Marly Fornazier
SERRA
2014
RESUMO
Este trabalho se propõe a analisar a influência do poder no processo de melhoria da qualidade em organizações empresariais, tomando-se por base um estudo de caso referente a uma empresa de médio porte situada na região sudeste do Brasil que, na intenção de resolver dificuldades de inserção de seus produtos no mercado, optou por implementar programas da qualidade. Os dados foram coletados por observações e pesquisas bibliográficas sobre a empresa, onde o autor participou como funcionário por um período próximo de 6 anos. Os resultados indicam que metodologias importadas de gestão, como é o caso dos modelos da qualidade, podem não produzir os resultados esperados, quando são implementadas ignorando-se fatores culturais, sobretudo relativos à forma como o poder é partilhado e exercido nas organizações.
Palavras-chave: Poder. Qualidade. Programas da qualidade. Cultura. Gestão.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................... 07
1.1 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA ........................................................................... 00
1.2 DESCRIÇÃO DOS