NOVO PADRÃO AGRÍCOLA BRASILEIRO
Alguns conceitos como modernização da agricultura, industrialização da agricultura formação dos complexos agroindustriais são utilizados como sinônimos, mas na verdade não são. Modernização se entende como uma mudança na base técnica da produção agrícola, porém no Brasil é um processo antigo. A industrialização da agricultura envolve a ideia de que a agricultura acaba se transformando em um ramo de produção semelhante a uma indústria, como uma fábrica que compra insumos e produz matérias primas para outros ramos da produção. O processo de industrialização é qualitativamente diferente por que torna o processo de modernização irreversível: Quando a agricultura se industrializa a base técnica não pode mais se regredir.
Três transformações diferenciam a modernização da agricultura do processo de industrialização. Primeiro: não se trata apenas de usar crescentes insumos modernos, mas também mudar as relações de trabalho. A relação de trabalho é coletivo, não a mais trabalhador individual. O trabalhador não cuida mais do plantar ao colher, ele se especializa; são turmas que plantam e outras que colhem. Segunda mudança qualitativa é a mecanização, as atividades passam a ser mecanizadas. A terceira transformação que muda qualitativamente o processo de modernização da agricultura ocorre nos anos sessenta: setores produtores de insumos, máquinas e equipamentos para agricultura. A partir dessas três transformações o processo de modernização se torna irreversível.
O processo de complexo rural envolve a substituição da economia natural por atividade agrícola integradas à industria, a intensificação da divisão do trabalho e das trocas intersetoriais, etc. havia apenas um produto de valor comercial em todo o circuito produtivo: era o produto destinado ao mercado externo. Se o preço do mercado internacional caísse, esses recursos eram deslocados para as atividades internas, destinados a subsistência da força de trabalho e à