TQE - Densidade
I - Introdução:
Uma substância 100% pura apresenta propriedades físicas, físico-químicas e químicas características. estas propriedades, consideradas critérios de pureza, são utilizadas para caracterizarmos diversos tipos de amostras. Dentre as propriedades utilizadas como critérios de pureza estão o ponto de fusão, a densidade, o ponto de ebulição, o índice de refração, etc.
A densidade dos materiais que não são puros é uma função da sua composição. A determinação da densidade também pode ser utilizada na identificação de substâncias e no controle de qualidade de um determinado produto industrial.
II - Objetivo
Calcular a densidade de um sólido e de um líquido.
III - Materiais e reagentes :
Balança analítica
Proveta de 100 mL
Balão volumétrico de 25 ou 50 mL
Pisseta
Água destilada
Rolhas de borracha
IV - Procedimento experimental:
1. Densidade de sólidos
1. Pese uma rolha de borracha e anote sua massa;
2. Com o auxílio de uma pisseta coloque 50 mL de água destilada em uma proveta de 100mL e ajuste o menisco.
3. Introduza a rolha de borracha na proveta. ( Sugestão : incline a proveta em um ângulo de aproximadamente 30° ao introduzir a rolha para evitar o impacto antre a amostra e o fundo da proveta e também para impedir que parte da água destilada espirre para fora ).
4. Bata levemente na lateral da proveta para eliminar bolhas de ar que eventualmente tenham ficado retidas na superfície da rolha de borracha.
5. Observe que o volume de água do recipiente foi deslocado. Anote o novo volume marcado na proveta.
6. Calcule a diferença entre o volume final (Vf) e o inicial (Vi) do liquido na proveta. Este cálculo fornecerá o volume da rolha.
7. Com os resultados obtidos acima, calcule a densidade da rolha. d=m/V
8. Repita estre procedimento mais duas vezes e insira os resultados na tabela abaixo:
Procedimento 1 :
Massa da rolha =