Relatório - Alcalimetria
EXPERIÊNCIA Nº 02
Densidade de sólidos irregulares
Susana Muniz da Cruz
N°05 , 1º QUIT Disciplina: TQE Profº: Ricardo
Data de entrega: 08/04/2013
Suzano,SP 2012
1.0 OBJETIVO
Preparar e padronizar uma solução de Hidróxido de sódio 0,1 mol/L.
2.0 INTRODUÇÃO TEÓRICA
A padronização é feita usando um padrão primário: o biftalato (ou ftalato ácido ou hidrogenoftalato) de potássio (representado por BFK). É um sal do ácido ftálico, com um dos átomos de hidrogênio não ionizado, que pode reagir com OH-.
Massas bem conhecidas desse sal são dissolvidas em água destilada e as soluções resultantes são tituladas com a solução de NaOH a ser padronizada.
Representando o ânion biftalato por Ar(COOH)(COO-), em que Ar significa anel aromático, a sua reação com OH- pode ser escrita como:
Ar(COOH)(COO-) + OH- ------ Ar(COO-)(COO-) + H20
NOTA: Pela equação química anterior, pode-se perceber uma grande vantagem de usar o BFK como padrão, pois o, H+ que vai reagir com o OH- está associado a uma grande molécula e, na forma sólida, com o cátion K+, tendo por isso uma massa molar muito grande. Ou seja, para pesar uma pequena quantidade de H+, pesa-se uma massa muito maior de BFK, o que reduz muito o erro relativo da pesagem.
3.0 PARTE EXPERIMENTAL:
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS:
Balança analítica (capac. 200 g)
Erlenmeyer
Balão volumétrico (100 mL)
Pipeta de Pasteur
Bureta
Pipeta graduada
Pêra de segurança
Proveta (50 mL)
Espátula metálica
Suporte universal
Garra de bureta
Béquer (100 mL)
3.2 REAGENTES UTILIZADOS
NaOH (hidróxido de sódio)
KHC8H4O4 (Biftalato de potássio)
Água destilada
Indicador fenolftaleína
3.3 PROCEDIMENTOS
Iniciou-se com a pesagem na balança analítica, com o auxílio de um béquer (100 mL) cerca de 0,4 g de NaOH e ao mesmo adicionaram-se cerca de 50 mL de água, agitando-se o mesmo para a dissolução do NaOH. Em seguida, transferiu-se a solução