Solubilidade
Técnico em Química
TQE – TÓPICOS DE QUÍMICA EXPERIMENTAL:
Verificar a solubilidade de algumas substâncias em diferentes solventes
Docentes: Renata Pinho e Renata Marchioreto
Turma: 1° AQN
Componentes: Alessandra Costa nº 02
Andrea Carvalho nº 03
Lidiane Ribeiro nº 24
Thaina C. Bento nº 36
SÃO PAULO
2013
1. INTRODUÇÃO
Quando falamos em solubilidade, queremos dizer da capacidade de uma substância de se dissolver em outra.
Muitas vezes confundimos a solubilidade, pensamos que tem relação somente com um sal e a água. Porém, a relação é entre um solvente (muitas vezes é água, mas pode ser outra substância) e um soluto. Uma propriedade muito importante da água (estado líquido) é de dissolver as substâncias. A interação entre as moléculas do solvente (água) e as do soluto, é que são responsáveis pelo processo de solubilização: quando uma substância iônica é dissolvida em água, os cátions são atraídos pelo lado “negativo” da molécula de água e os ânions pelos lados “positivos”. Este processo é chamado de hidratação.
Porém a solubilidade depende também de outros fatores, tais como:
❖ Natureza do soluto e do solvente, em geral, solventes polares dissolvem mais solutos também polares e solventes apolares dissolvem solutos apolares.
❖ Temperatura: geralmente a solubilidade de sólidos e líquidos é favorecida com o aumento da temperatura, entretanto para os gases isso ocorre ao contrário: quanto menor a temperatura maior é a dissolução do gás.
❖ Pressão: apenas os gases sofrem a influência da pressão e, nesse caso se aumentarmos a pressão sobre um sistema que contém gás, maior será sua solubilidade.
Neste experimento utilizaram-se diversas substâncias (soluto), para dissolver (solvente) em água, óleo e álcool, e observaram-se a solubilidade das substâncias em