Bird
O Brasil trabalha com o Banco Mundial desde 1949 e já efetuou mais de 370 operações em parceria com a organização, totalizando até o momento o valor financiado de US$ 49,2 bilhões em projetos governamentais no país, o que o torna o segundo maior parceiro da instituição. O escritório do BIRD é sediado em Brasília.
No Brasil, o banco financia principalmente projetos econômicos e sociais. Seu foco está em áreas como infraestrutura, educação, saúde, água, meio ambiente, pobreza rural e proteção social. Por ser um país com grande conhecimento e experiência em planos importantes para o desenvolvimento global, eles são levados para outros países através do Banco Mundial, como no caso da Bolsa Família, do Programa Nacional de DST/ AIDS e o estudo e a experiência brasileira com o etanol.
Figura 1.1
Atualmente o banco financia 66 projetos no Brasil, totalizando um total de 10 bilhões de dólares. O país vem obtendo financiamentos na média de 3 bilhões de dólares ao ano. Os projetos normalmente requerem contrapartida igual ao valor do empréstimo e são executados pelos governos estaduais e federal.
De todo o território brasileiro, a região Sudeste é a que mais financia seus projetos através do banco mundial, correspondendo a 41% do montante destinado ao Brasil. Seus empréstimos são maiores até que os financiamentos para projetos em nível nacional que estão em 24% do valor total. Em último lugar está o Centro-Oeste com apenas 4%. Confira a imagem 1.2 para mais informações.
Figura 1.2
1.1. ESTRATÉGIA DE PARCERIA
Além dos financiamentos, a cada quatro anos o Grupo Banco Mundial elabora uma nova estratégia para apoiar o constante desenvolvimento do Brasil. Esse novo plano é feito em conjunto com o Governo Federal, governos estaduais, Congresso, movimentos