Solubilidade
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
LICENCIATURA EM QUÍMICA
VANDINEI DE PAULA PACHECO
PESQUISA DE SOLUBILIDADE
CURITIBA
2012
VANDINEIDE PAULA PACHECO
PESQUISA DE SOLUBILIDADE
Trabalho apresentado à disciplina de FISICO QUIMICA II do curso de Licenciatura em Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Professor: RICARDO PADILHA
CURITIBA
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 SOLUBILIDADE DE UM SOLUTO
3 SOLUBILIDADE ENTRE LIQUIDOS
4 SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGANICOS
5 EXTRAÇÃO LIQUIDA
6 SOLUÇÕES
7 GAS EM LIQUIDO
8 TEMPERATURA DO LIQUIDO
9 AGITAÇÃO DA SUPERFICIE DO LIQUIDO
10 PROBLEMAS NA TROCA GASOSA
11 LEI DE HENRY
12 REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS.......................................................................................
INTRODUÇÃO
Quando preparamos um suco, ao acrescentarmos uma colher de açúcar no copo, percebemos que ele desaparece. Com o sal de cozinha acontece o mesmo. Ao adicionarmos uma colher de sal na água, ele também desaparece. Isso ocorre porque essas substâncias, o sal e o açúcar, são solúveis em água. Solubilidade é a propriedade que uma substância tem de se dissolver espontaneamente em outra substância denominada solvente. Este é um componente cujo estado físico se preserva, quando a mistura é preparada ou quando está presente em maior quantidade. Os demais componentes da mistura são denominados solutos. Portanto, no nosso exemplo, a água é o solvente e o açúcar ou o sal, os solutos. Uma vez misturados, soluto e solvente formam uma mistura homogênea, também chamada de solução.
SOLUBILIDADE DE UM SOLUTO
A solubilidade de um soluto é a massa do soluto que pode ser dissolvida numa certa quantidade de solvente a uma determinada temperatura ou seja é uma substância que tende a se dissolver espontaneamente em outra substância . A interação entre um