Solubilidade
Bárbara Maxilene Lucas, Bruna Fernanda Costa Monteiro
Curso de química licenciatura, Turma PE1 Prof. Bruno Ferreira.
Belo Horizonte, 20 de setembro de 201.
Introdução
Solubilidade pode ser conceituada como a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito à dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja, existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente.
A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão do sistema. É a tendência do sistema em alcançar o valor máximo de entropia.
Outra grande influencia são as intensidades relativas das forças entre interações soluto-soluto e entre as interações solvente-solvente antes do processo de dissolução, e as forças entre as interações soluto-solvente após a dissolução. À medida que ocorre a dissolução, as forças soluto-soluto e solvente-solvente são substituídas pelas forças soluto-solvente. De maneira geral, substâncias polares solubilizam-se melhor em solventes polares e vice-versa.
Miscibilidade é a propriedade de duas ou mais substâncias líquidas misturarem entre si com maior ou menor facilidade, formando uma ou mais fases. Líquidos que se misturam são chamados miscíveis e os que não se misturam são imiscíveis.
A prática tem como objetivo determinar a solubilidade de diferentes substâncias e então poder comparar as diferentes condições.
Materiais
- Materiais: Tubos de ensaio; Bastão de vidro; Suporte; Espátula; Conta gotas.
- Reagentes: Cloreto de Sódio; Acetona; Tolueno; Detergente
Métodos
- Colocaram-se os tubos de ensaio no suporte e nomeou-os de acordo com o sólido que foi colocado.
Procedimentos
Avaliação da solubilidade
- Colocou-se, uma ponta de espátula de cloreto de sódio, acetanilida e acetado de sódio, separadamente, em 3 tubos de ensaio, codificou-os e adicionou-se água destilada com conta-gotas.