engenharia
A principal característica deste sistema é a organização e a divisão de tarefas de uma empresa com objetivo de obter o Maximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.
A administração Cientifica foi dividida em dois períodos :
A primeira fase corresponde ao lançamento do Livro Shop Management (Administração de Oficinas), trata exclusivamente de técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do estudo dos tempos e movimentos. o estudo dos tempos de Taylorismo teve duas fases:
Analítica : movimentos inúteis foram descartados; os mais rápidos e observação de Habilidosos.
Construtivas : elaboração de um arquivo de movimentos elementares e tempo para ser usadas sempre que possível em outras atividades ou classe de trabalho.
A segunda fase foi através do Livro "Princípios da Administração Cientifica" e sobre a administração em geral. Neste livro Taylor assegurava que as industrias da época de males que poderiam ser agrupadas assim :
Vadiagem sistemática dos operários Desconhecimento das rotinas de trabalho por parte dos gerentes e do tempo necessário para sua realização Falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho dos empregados.
Características da Administração Cientifica
Ciência em lugar do empirismo
Harmonia em vez de discórdia
Cooperação, não-individualismo
Máxima produção e não-restrição de produção
Desenvolvimento de cada indivíduo para sua máxima eficiência e prosperidade
Princípios da Administração Científica desenvolver uma ciência para cada elemento do trabalho. selecionar cientificamente, treinar e desenvolver o trabalho. cooperar com os trabalhadores para garantir que os passos científicos sejam seguidos.
Assumir todo planejamento e organização, deixando os trabalhadores só executarem suas tarefas.
Taylorismo e Fordimo nos dias atuais:
Frederick Winslow Taylor (1856