Flotação
Tema: Separação de Misturas- Flotação
Laís Sales Bueno nº 41 1º módulo- Bioquímica. Profª Ângela Capelari
Data de realização da prática:17/08/13. Data de entrega do relatório: 24/08/13.
Introdução
Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. As misturas são classificadas em Heterogênea (apresentam mais de uma fase) e Homogêneas (apresentam uma única fase).
Em geral as misturas não têm propriedades físicas próprias, em lugar disso, as propriedades das misturas são propriedades das substâncias que a compõem
.
Para a separação dos componentes de uma mistura, ou seja, para a obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos denominados análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura.
Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa sequência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura.
A seguir os principais métodos utilizados:
Separação de misturas heterogêneas:
Catação - Os fragmentos são catados com a mão ou pinça. Ex: separar arroz do feijão.
Ventilação – Separação do componente mais leve por corrente de ar. Ex: separar a casca do arroz.
Levigação - Separação do componente mais leve por corrente de água que arrasta o componente menos denso. Ex: separação de minérios.
Flotação - Separação por um líquido de densidade intermediária entre dois sólidos de densidades diferentes. O sólido menos denso flutua no líquido. Ex: separação do ouro do seu minério com o auxílio do mercúrio líquido.
Dissolução fracionada - Separação