Gastronomia
A Patagônia tem além das suas belezas naturais e impactante imensidade, uma indiscutível qualidade de produtos naturais, base para preparar comida gourmet de sabor único: cervo, javali, truta, salmão, cogumelos do bosque, amoras, framboesas, chocolates, entre outros manjares.
O cordeiro patagônico, uma delicia única no mundo, ou a truta, sempre preparada com o objetivo de ressaltar a sua carne rosada e suave, destacam-se nesta zona.
Na Patagônia poderá observar a beleza no seu estado máximo de quietude, no entanto desfruta de uma deliciosa tabela de defumados e queijos, acompanhada de uma ampla variedade de cervejas caseiras e vinhos. A variedade de fauna e flora local garante uma cozinha “típica e única” da Patagônia. A mesma está bem diferenciada, segundo as zonas próprias da região. Assim achamos as cozinhas da cordilheira, central e da costa. Na montanha, os pratos típicos estão elaborados em base a truta, salmão, cervo e pratos trazidos pelos imigrantes da Europa Central: chucrut, raclette, fondue, entre outros. Teve também certa influencia a comida dos aborígines mapuches, o exemplo mais conhecido é o curanto.
O sul argentino se destaca na elaboração de cervejas caseiras artesanais. Mas, em Bariloche, é uma tradição de anos. Há de muitas classes e de diferentes matérias primas como a cevada, malte e lúpulo.
Um capítulo aparte merecem os bombons artesanais e os chocolates, entre os que se destacam as cerejas ao licor banhadas em chocolate e os frutos do bosque em sopa de chocolate.
Nesta região, desenvolveu-se também a cozinha e doçaria vienesa e alemã.
Na nossa região, é famoso o doce de mosqueta (rosa eglanteria), obtido a partir dos frutos de um arbusto silvestre da família das rosáceas. Pode experimentar também, outros doces como aquele de sabugueiro, groselha, morango, cássis ou framboesa.
O sul argentino dará a oportunidade de experimentar os sabores mais exóticos do país.
Calabaza rellena
Pratos tipicos
2