Artigos Bruna
CURSO DE LETRAS
BRUNA SOUZA DE ASSIS
RESENHA CRÍTICA DA OBRA: LINGUA PORTUGUESA E DIDÁTICA
LUIS EDUARDO MAGALHÃES – BA
2013
BRUNA SOUZA DE ASSIS
RESENHA CRÍTICA DA OBRA: LINGUA PORTUGUESA E DIDÁTICA
Resenha critica apresentada à faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF) como requisito parcial de avaliação da disciplina leitura e interpretação textual, sob orientação da professora Rejane.
LUIS EDUARDO MAGALHÃES – BA 2013
Metodologia de ensino em Língua Portuguesa:
Um enfoque interdisciplinar e elemento construtivo
O livro “Língua Portuguesa e Didático” coordenado por Celso Antunes e escrito por vários autores da língua; avalia o processo tradicional de formação do conhecimento, baseia-se na orientação cognitiva, com a teoria e prática repassada por um professor, como principal agente devendo interagir de maneira ativa, tornando o aluno um agente passivo. A abordagem interdisciplinar permite que conteúdos que se daria de forma convencional, seguindo o livro didático, sejam ensinados e aplicados na prática o que dá sentido ao estudo. Para que a dinâmica dê certo, planejamento e sistematização são fundamentais.
Trabalhar nessa perspectiva exige uma postura do professor que vai além do que está descrito, pois é necessário que ele assuma uma atitude endógena e que faz uso de metodologias didáticas adequadas para essa perspectiva. É através do ensino interdisciplinar, dentro do aspecto histórico-crítico, que os professores possibilitarão aos seus alunos uma aprendizagem eficaz na compreensão da realidade em sua complexidade. Para os autores de “língua portuguesa e didática” um bom ensino de língua portuguesa, vale afirmar que aprender é se informar e, dependendo da natureza da informação,