Flotação
FLOTAÇÃO
Flotação: procedimento de separação de um conjunto de partículas, que utiliza a propriedade que certas substâncias possuem em meio aquoso de fixar bolhas de ar, adquirindo uma densidade artificialmente reduzida. (Grande Dicionário Larousse Cultural da Língua Portuguesa).
É o método de concentração de minerais por via úmida, (polpa com relação água/sólido - média em torno de 3:1 em peso), mediante o qual umas partículas minerais são separadas de outras, fazendo algumas flotarem e deixando outras sem flotar no meio aquoso, baseando-se na diferença de propriedades de superfície das espécies minerais a serem separadas, utilizando-se para isso reagentes especiais.
A separação das espécies minerais se efetua na água e o veículo que serve para conduzir as partículas é bolha de ar que, adequadamente, se fazem surgir no meio aquoso.
As partículas que queremos flotar se aderem às bolhas de ar e são suspensas à superfície da máquina de flotação (flotado); o(s) mineral(is) que não queremos flotar não adere(m) às bolhas, ficando no fundo da máquina (não flotado) e sai por aberturas especiais.
A flotação pode ser:
01) Direta;
02) Reversa.
01) Flotação direta:
É a obtenção de um produto flotado denominado concentrado e de um não flotado denominado rejeito. (Ex.: flotação de minério de cobre, chumbo, zinco, ouro, molibdênio, etc.).
02) Flotação reversa:
É a obtenção de um produto flotado denominado rejeito e de um não flotado denominado concentrado. (Ex.: flotação de minério de ferro).
2
A escolha entre a flotação direta ou a flotação reversa se baseia no princípio de se flotar a menor massa.
TIPOS DE FLOTABILIDADE
São dois os tipos de flotabilidade:
01) Flotabilidade Natural;
02) Flotabilidade Adquirida ou Induzida.
01) Flotabilidade Natural:
É aquela em que as substâncias minerais flotam sem a ação de reagentes químicos (são naturalmente hidrofóbicas – que não absorve a água).
02) Flotabilidade Adquirida ou Induzida:
É